Energia solar no Brasil
Crescimento energia solar no Brasil
2017 está se aproximando do fim e já é possível fazer um balanço de como está sendo usada a energia solar no Brasil. Segundo o presidente da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar), ainda este ano, com a crescente demanda e implantação de novos projetos de energia solar, nosso país atingirá a marca de 1 gigawatt em capacidade instalada proveniente da energia solar, quantidade suficiente para abastecer cerca de 60 mil residências.
No entanto, a comemoração não pode ser completa, pois os desafios ainda são grandes. Empresas de energia solar fotovoltaica e investidores do setor reconhecem que o momento não é o mais oportuno, já que a crise econômica fez com que a demanda por eletricidade sofresse uma queda.
O Brasil é um país com características muito favoráveis à implantação de usinas e placas solares, uma vez que aqui o sol é abundante praticamente o ano inteiro. Apesar disso, a geração de energia fotovoltaica está muito aquém do potencial que o país possui.
Para o futuro, agora já não tão distante, espera-se um crescimento na implantação de grandes usinas bem como na instalação de placas solares em telhados residenciais e empresariais. Vale ressaltar ainda que esse crescimento da capacidade instalada favorecerá também a geração de empregos no setor, abrindo de 25 a 30 postos de trabalho para cada megawatt de energia fotovoltaica instalada.
A energia solar no Brasil já mostrou suas vantagens e desvantagens, e não é nenhuma mentira dizer que bônus é bem maior e significativo que o ônus. A TRANSFORMA é uma empresa de energia solar fotovoltaica renomada, que oferece a seu público projetos de energia solar personalizados, para atender às mais diversas demandas e necessidades de cada cliente. Consulte-nos antes de implantar seu sistema fotovoltaico.